segunda-feira, 21 de abril de 2014

mais uma dica da solidarium

Acessórios criativos feitos com utilização de sementes

Para muitos designers, peças e acessórios artesanais são os grandes diferenciadores na hora da criação. Por todo o seu processo de produção e o cuidado que os artesãos tem na confecção das peças, o valor agregado as roupas e acessórios dá ares de requinte e sofisticação.
Colar açaí amarelo | Zazuá Acessórios
Só para você ter uma ideia, marcas reconhecidas utilizam peças artesanais e lançam como tendência a utilização de produtos feitos exclusivamente a mão. Um bom exemplo é a marca de beachwear Água de Coco, que em todos os seus desfiles utiliza na composição das peças, acessórios artesanais e as famosas biojóias.
Mas o que é uma biojóia? De acordo com o Sebrae, elas são peças produzidas “com a combinação harmoniosa de elementos naturais, agregando-se, em diferentes proporções, metais nobres, pedras preciosas ou semipreciosas”, explicam. Em sua grande maioria, elas são produzidas por artesãos que valorizam a diversidade regional para a elaboração criativa de diferentes tipos de peças, entre colares, pulseiras e anéis.
Colar fios olho amarelo | Zazuá Acessórios
O mais bacana na produção dessas peças é que tudo é feito de forma sustentável, não agredindo a natureza e muito menos lançando resíduos nas etapas de produção. “Também é um processo produtivo que fortalece a cultura brasileira, uma vez que os materiais buscados na natureza, bem suas combinações na criação das mais variadas peças, refletem valores, costumes, tradições das diferentes regiões do país”, afirmam os especialistas.
Biojóias: a natureza em foco na produção de acessóriosMaxicolar laranja fumê | Zazuá Acessórios
Com toda essa proposta, muitos artesãos firmam parcerias com designers, abrem suas lojas online em empresas do setor para poder mostrar o trabalho que produzem e gerar renda. “Muitos artesãos acreditam que os acessórios fazem parte de um componente essencial e caracterizador do vestuário, e que por isso não devem ser apreciados isoladamente”, complementa o estudo feito pelo Sebrae.
Colar rustic sementeiro | Zazuá Acessórios
Com tanta diversidade e tantos materiais disponíveis, como sementes, conchas e outros materiais vindos da natureza, é impossível não resistir. Usar biojóias é um representação da nossa brasilidade e uma atitude superpositiva para fazer um mundo melhor. Vai resistir?
fonte: http://www.solidarium.net/blog/biojoias-a-natureza-em-foco-na-producao-de-acessorios/
No Blog Solidarium, você encontra dicas sobre Artesanato, Passo a Passo e muitas Ideias para uma vida feita à mão, aproveite!
E isso ai, curtindo e dividindo dicas e paps(passo a passos)....