sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Blusa de Crochê Ana Maria Braga

Gente esta receita foi tirada do blog aprendendo croche, tentei postar o link deles no final da receita, mas não apareceu. so queria que ficasse claro que  os creditos da receita são deles. eu fiz as minhas atraves de fotos da internet, mas sem receita...o blog aprendendo croche e que fez o passo a passo e a circulo divulgou, ai entrei no bloog e copiei pra repassar.
Blusa de Crochê Ana Maria Braga
Material Utilizado
03 novelos de fio Charme 100% algodão na cor laranja 4456
Agulha de Crochê 2,5 mm
Agulha de tapeçaria

Pontos Empregados
Corrente (corr.)
Ponto Baixíssimo (p.bxmo)
Ponto Baixo (p.b.)
Meio Ponto Alto (m.p.a.)
Ponto Alto (p.a.)
Ponto Alto Duplo ( p.a.d.)
Ponto V Simples (1 p.a., 2 corr., 1 p.a.)
Ponto V Duplo (2 p.a., 2 corr., 2 p.a.)
Ponto V Triplo (3 p.a., 2 corr., 3 p.a.)
Ponto V Quádruplo (4 p.a., 2 corr., 4 p.a.)
Ponto V Quíntuplo (5 p.a., 2 corr., 5 p.a.)
Ponto Tela ( 1 p.a., 2 corr. de espaço,. pule 2 p. de base, 1 p.a.)

Medidas
amanho 44 (M) - 100 cm quadril
Dicas
Todas as carreiras são fechadas com 1 pbxmo.

Sempre suba 3 corr. para iniciar a carreira com 1 p.a.

Para trabalhar p.v. sobre p.v., sempre caminhe com pbxmos até o meio do p.v. de base no início da carreira.

Aumentos e Diminuições

Para aumentar na largura trabalhe mais carreiras de p.v. simples antes dos grupos de 6 p.a.

Meça a largura total da pessoa pelo quadril ou busto ( a que for a parte mais larga). Em seguida, divida a medida por 2, para trabalhar cada parte da blusa até atingir a mesma.

A medida da largura, geralmente é 6 cm a mais para cada tamanho, exemplo:

44 = 100 cm de quadril

46 = 106 cm de quadril

E assim por diante

Então como o aumento é feito nas carreiras de p.v., meça a altura de uma carreira sua, por exemplo se der 1 cm de altura, você vai precisar de 3 carreiras a mais para cada tamanho a maior, pois o trabalho é redondo e conta dos dois lados.

Para a manga mais folgada, trabalhe 10 p.v.s ao invés de 8.

Para uma manga mais comprida ou mais curta, tire as suas medidas ou da pessoa, medindo da parte de baixo na axila até o início da mão (neste caso).

Avesso e Direito da Peça

Trabalhe as carreiras de p.v. e a 2ª camada de pétalas, seguindo o direito dos p.a. das pétalas da flor central. Se necessário, arremate o fio para continuar no mesmo sentido. 

Início
Flor Central

1º passo 

Faça 6 corr. e feche em círculo.

2º passo

Faça 12 p.b. dentro do círculo e feche.

3º passo

Faça * 1 p.a., 5 corr., pule 1 p. de base* repita de * a * por toda a carreira e feche. São 6 bases.

4º passo

Caminhe com 1 pbxmo, faça 1 p.v. triplo no espaço de corr., 1 corr. de espaço* repita de * a * por toda a carreira e feche. 

5º passo

Agora *faça 1 p.a.d. no meio do p.v. de base, 6 corr., 1 p.a.d. no último p.a. do mesmo p.v. de base, 1 p.a.d. no 1º p.a. do p.v. seguinte, 6 corr. de espaço* repita de * a * por toda a carreira e feche. 

6º passo

Caminhe com 1 pbxmo, faça 1 p.a.d. na 1ª corr. de base, *6 corr. de espaço, 1 p.a.d. na corr. anterior ao próximo p.a.d. de base, 1 p.a.d. na corr. posterior a este mesmo p.a.d. de base* repita de * a * por toda a carreira e feche. 

7º passo

Novamente caminhe com 1 pbxmo até o próx. espaço de corr. faça 8 p.a., *vá até o espaço de corr. seguinte e faça 8 p.a.* repita de * a * por toda a carreira e feche. 

8º passo

Agora nos grupos de p.a. de base *faça 4 p.b. sobre os 4 primeiros p. de base, 20 corr., 4 p.b. sobre os últimos 4 p. de base* repita de * a * por toda a carreira e feche. 

9º passo

Nesta carreira faça 2 p.b., * 30 p.a. no espaço de 20 corr., 1 pbxmo no 2º p. de base após a base de corr., 4 p.b.* repita de * a * por toda a carreira, termine com 2 p.b.e feche. 

10º passo

Agora caminhe com 21 pbxmos (até restarem apenas 9 p. na pétala, contando de baixo para cima), em seguida faça *6 corr. de espaço, pule 9 p. da próxima pétala, faça 13 pbxmos* repita de * a * para toda a carreira unindo todas as pétalas e feche.

11º passo

Caminhe com 4 pbxmos, *faça 6 corr., pule 3 p. de base, prenda no próx. p. com 1 p.b., faça 6 corr., prenda com 1 p.v. nas 6 corr. que unem as pétalas, faça 6 corr., pule 3 p. de base, prenda na próx. pétala com 1 p.b.* repita de * a * por toda a carreira e feche. 

Contorno ( p.v)

Observação

Você vai trabalhar os p.v.s nos espaços de corr. e nos p.v. de base. De um lado da flor, você deixará 7 bases sem trabalhar ( contando entre espaços de corr.e p.v.)

Você inicia e termina a carreira com 1 p.a.

1º passo

Trabalhe 1 carreiras de p.v. simples desta forma * 1 p.v. simples, 2 corr. de espaço* repita de * a * por toda a carreira. São 37 p.v. na primeira carreira.

2º passo

Agora inicie a próxima carreira de p.v., subindo 3 corr. ( equivale ao p.a.( elimine 1 p.v. da base, pulando o mesmo, e faça o restante da carreira desta forma * 1 p.v. simples, 2 corr. de espaço* repita de * a * por toda a carreira 

3º passo

Agora trabalhe 2 carreiras de p.v. simples desta forma * 1 p.v. simples, 3 corr. de espaço* repita de * a * por toda a carreira. 

4º passo

Nesta carreira *trabalhe 6 p.a. no meio de cada p.v. de base* repita de * a * por toda a carreira.

Divisão para Gola e Ombro
1º passo

Reserve 9 grupos de p.a. sem trabalhar. Sendo que, 5 grupos serão a abertura da gola e 4 grupos onde serão feitas as carreiras de um dos ombros.

2º passo

Trabalhe apenas 27 p.v. começando e terminando a carreira com 1 p.a. Então trabalhe a carreira desta forma * 1 p.v. simples no centro do grupo de 6 p.a. de base, 4 corr. de espaço* repita de * a * até atingir 27 p.v. e termine com 1 p.a. no último p.a. do grupo de 6 p. da base.

3º passo

Faça mais 2 carreiras repetindo o 2º passo.

4º passo

Agora trabalhe * 7 p.a. para cada p.v. de base* repita de * a * para toda a carreira.


Ombro com p.v.
Naquele espaço que você reservou 9 grupos de p.a., deixe 5 para a abertura da gola, e trabalhe sobre os outros 4 grupos da lateral para o ombro.

Faça desta forma * 1 p.v. simples, 4 corr. de espaço* repita de * a * por 7 carreiras sempre iniciando e finalizando a carreira com 1 p.a.

Na primeira carreira, o 1º p.a. é feito no 1º p.a. do grupo de base e o último p.a. sobre o último p.a. do grupo de p.a. da base.

Ao final arremate.

2ª Camada de Pétalas 

Observação!

Sempre note o direito das pétalas da flor do centro, para que esta 2ª camada de pétalas fique com o direito dos pontos altos no mesmo sentido.

1º passo

Pule 2 p. do grupo de 6 p.a. de base, *suba 20 corr. no 3º p., pule 1 p. de base, prenda com 1 pbxmo no 5º p., faça 13 p.b.* repita de * a * num p.v. sim, no outro não.

2º passo

Trabalhe 35 p.a. para cada base de 20 corr., já prendendo uma pétala na outra, e no restante dos p. faça tudo em pbxmo. Na primeira pétala você trabalha todos os 35 p., e nas próximas, você
já vai prendendo nas anteriores, desta forma:

* Trabalhe 10 p.a, prende com 1 m.p.a. na pétala anterior (contando nela 10 p. de baixo para cima) em seguida complete a pétala com os outros 25 p.a., caminhe com 7 pbxmos* repita de * a * para todas as 14 pétalas.

3º passo

Faça mais 3 pétalas sobre a 1ª pétala (ao lado da gola)> esta parte será o ombro do outro lado e também onde será feita a união com o ombro da 2ª parte da blusa.

Observe o sentido dos p.a. na pétala de base, para que, as próximas 3 pétalas fiquem no mesmo sentido.

Trabalhe assim:

Faça as bases de 20 corr., em seguida 30 p.a. sobre cada base. Porém ao fazer a 2ª pétala, trabalhe 10 p. e una com 1 m.p.a. na 1ª pétala, deixando a mesma quantidade de p. (10) para a parte de baixo da mesma.
Em seguida complete a 2ª pétala. Faça a mesma união para a 3ª pétala.

Na 3ª pétala, além de unir com a 2ª péyala feita, você deve unir também com a 2ª pétala da camada de base feita anteriormente. Observe na vídeo aula.

4º passo

Terminando esta 1ª parte da blusa, faça a 2ª parte exatamente igual, até completar a 2ª camada de pétalas da blusa.

Pois ao fazer as 3 pétalas do ombro, você vai também, ao mesmo tempo, unir com as 3ª pétalas da 1ª parte da blusa.

União dos Ombros com Pétalas
Na 1ª pétala você trabalha assim:

15 p.a., 1 p.b. no centro da 1ª pétala da 1ª parte da blusa, 5 p.a., 1 p.b. entre a 1ª e 2ª pétala da 1ª parte da blusa, 10 p.a.

Já na 2ª pétala, faça 10 p.a., una com 1 m.p.a. na 1ª pétala feita (também contando 10 p. de baixo para cima). Em seguida faça mais 5 p.a. e une com 1 p.b. entre a 2ª e 3ª pétala da 1ª parte da blusa, 15 p.a.

Para a 3ª pétala, una da mesma forma.

União do Ombros em V
Una com agulha de tapeçaria como ensinamos na vídeo aula
Acabamento da Gola

1º passo

Trabalhe 1 carreira de p. tela ao redor de toda a abertura da gola.

2º passo

Agora nos espaços do p. tela faça * 1 p.b., suba 3 corr., 1 p.a.* repita de * a * para todos os espaços de base e feche.

União das Laterais da Blusa 

1º passo ( lado do ombro com pétalas)

Faça a marcação até a 7ª pétala, dos dois lados da blusa, contando do ombro para baixo.

2º passo

Trabalhe 2 carreiras de ponto tela de uma marcação a outra. Arremate.

3º passo

Meça 20 cm do ombro para baixo, faça uma marcação pegando as duas partes da blusa e faça a costura com agulha de tapeçaria, conforme ensinamos na vídeo aula.

4º passo (lado do ombro com p.v.)

De baixo para cima na blusa, logo após as pétalas, você inicia a união também com agulha de tapeçaria, deixando 20 cm para abertura da cava

Mangas

Observação 

Você vai trabalhar 46 cm de manga nesta peça, sendo 42 cm apenas na parte de p.v. duplo.

1º passo

Inicie na costura da cava com o p.a. Trabalhe desta forma * 1 p.a., 2 corr., 1 p.v. duplo, 2 corr.* repita de * a * até completar 8 p.v.s e feche.

Trabalhe 42 cm desta forma.

2º passo

Agora faça 2 carreiras assim * 1 p.a., 2 corr., 1 p.v. triplo, 2 corr.* repita de * a * para toda a carreira e feche.

3º passo

Trabalhe 1 carreira desta forma * 1 p.a., 2 corr., 1 p.v. quádruplo, 2 corr.* repita de * a * para toda a carreira e feche.

4º passo

Finalize com 1 carreira assim * 1 p.a., 2 corr., 1 p.v. quíntuplo, 2 corr.* repita de * a * para toda a carreira e feche.Arremate.

5º passo

Repita a outra manga da mesma forma.
Blusa Ana Maria Braga